segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Restaurantes


Quero compartilhar dicas importantes para quem frequenta restaurantes. 
Quase todos chefs de cozinha usam alguns truques para agilizar o preparo ou economizar ingredientes.
Pedir o prato do dia achando que se está comendo o que há de melhor na casa, por exemplo. Todo mundo acha que está comendo ingredientes fresquinhos, escolhidos a dedo pelo chef. Só que muitos dos restaurantes aproveitam o prato do dia para utilizar produtos com data de validade quase vencida.
Comer peixe às segundas-feiras é outra armadilha. A chance de você comer na segunda um peixe que está na geladeira há quatro dias é de quase 100%. Em geral, as boas casas recebem duas a três entregas de peixe fresco por semana. O carregamento de sexta é o mais turbinado porque vai sustentar o movimento até terça, quando chega um novo carregamento. Ou seja: o peixe de segunda é o de sexta, que foi pescado na quinta. Como nem todo mundo conhece o rol de fornecedores dos restaurantes, sugiro pedir o prato as terças e sextas-feiras. Outra observação sobre peixes é: Depois de três dias de ressaca no mar, não há quem sirva peixe fresco.
Agora vamos ao filé. Uma peça de filé mignon passa por vários estágios até se transformar em escalopinho. Tem restaurante em que o medalhão de filé que sobra vira escalope ou algum prato empanado, tipo bife à milanesa. Quando já está no limite da validade ele é moído e transformado em molho à bolonhesa.
Quem frequenta restaurante japonês deve ter cuidado com a reciclagem. Sabe aquela saladinha verde com uns nacos de kani-kama? Pois bem, pratos que usam carne desfiada, não passam de maneiras criativas de reaproveitar um alimento.
Os melhores dias para ser bem atendido nos restaurantes são as terças, quartas e quintas. Mas o melhor dia é a quarta-feira. Para ter certeza de estar comendo produtos frescos, só há uma saída: escolher restaurantes muito movimentados, onde quase não há sobras de comida. Também vale à pena escolher pratos que sejam a especialidade da casa, que tem mais saída e, por isso, muito mais chances de serem frescos.
No domingo e na segunda muitos dos ingredientes já não são tão frescos. Na sexta e no sábado, a comida é fresca, mas o chef não pode prestar tanta atenção no preparo do prato porque está sobrecarregado. 
Outra coisa que considero importante é não pedir um prato quando a especialidade da casa é outra. É simplesmente loucura.
Aproveite as dicas e boa refeição!

Pronto, está dito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário